1981. O gol lendário de Everton

evertonsaopaulo3

Olá nação tricolor!

Everton Nogueira, nascido em 12 de dezembro de 1959, não foi assim o que podemos chamar de grande ídolo do SPFC, mesmo tendo participado do período da Máquina Tricolor, o timaço do começo dos anos 80.

Porém, em sua carreira, ficou marcado um dos gols mais espetaculares da história do estádio do Morumbi.

Semifinal do Brasileirão 1981. São Paulo x Botafogo do Rio. No jogo de ida, vitória dos cariocas. O Tricolor paulista precisava vencer pra seguir adiante.

98.650 torcedores lotavam o Morumbi, no aguardo do jogo. Assim que a partida começou, um rompante carioca implacável, com 19 minutos, abrindo 2 a 0 no placar. O time carioca tinha grandes talentos da época, como Perivaldo, Rocha, Mendonça, uma reversão seria quase impossível.

Seria… mas era o Time da Fé!

Ao final do primeiro tempo, o SPFC diminuiu com Serginho Chulapa, batendo pênalti.

Segundo tempo, pressão total. Até que surgiu Everton, vindo do banco de reservas. Em um bate-rebate na área da Estrela Solitária, após escanteio de Zé Sérgio, a bola voou na altura da meia-lua, após Rocha afastar. Então, um sem-pulo antológico de Everton, no ângulo do goleiro Paulo Sérgio, ao 22 minutos.

ataque everton

Morumbi em delírio, atônito, com o petardo do golaço!

43ks53xbg7i8dxuhw1pcabnf41

Aí foi questão de tempo pra sacramentar a virada, novamente ele, Everton, decidiu o jogo, aos 33 minutos da etapa final, em um inesquecível 3 a 2.

evertonbotafogo81

O São Paulo se classificava para a final do Brasileirão e Everton sairia consagrado, nos ombros de Hélio Silva, o velha-guarda da TUSP.

Saudações Tricolores!

Sugiro que copiem e colem o link do especial Sportv da partida, duração de 10 minutos, imperdível: https://www.youtube.com/watch?v=BsIfqEF5S6Y

Crédito-Imagem: Luiz Fernando Evaristo, Marcelo Dieguez, blog Isto É SPFC, Placar.

Siga-me no Twitter: @carlosport