Grandes ídolos do SPFC, por Carlos Port: Oscar e Dario Pereyra

Oscar e Dario Pereyra

Olá nação tricolor!

Assim como é praticamente impossível mensurar a totalidade da grandeza de Ruy, Bauer e Noronha, sem estarem juntos, o mesmo vale para Oscar e Dario Pereyra, para muitos, inclusive este blogueiro, a maior dupla de zaga de todos os tempos no São Paulo.

José Oscar Bernardi, nascido em 20 de junho de 1954.

Alfonso Dario Pereyra Bueno, nascido em 19 de outubro de 1956.

Uma união de forças brasuca-celeste, absolutamente fantástica!

Dario Pereyra chegou primeiro ao SPFC e surpreendentemente, na condição de camisa 10, vindo do Nacional de Montevidéu. A estréia do ainda volante Dario foi no Beira-Rio do fortíssimo Inter dos anos 70, mas o resultado foi implacavelmente tricolor, 4 a 1.

zaga dario1

Na posição de cobertura de meio e saída de jogo, Dario Pereyra não encaixava como nos tempos de Nacional e então, no ano de 1980, Carlos Alberto Silva o puxou para a quarta zaga. Certamente a maior descoberta da carreira do técnico.

zaga dario genio

No mesmo ano, no segundo semestre, chegaria Oscar, formado na Ponte Preta mas que estava no galáctico norte-americano Cosmos, pela sua classe e estilo.

187k41grtpuzbs29vmajdh1ps

Começava a era Oscar e Dario Pereyra, de forma grandiosa. Clássico no Morumbi diante do Corinthians: implacáveis 4 a 0 para o SPFC, em agosto de 1980.

Oscar permaneceu no SPFC de 1980 a 1987, jogando 294 partidas, com 4 títulos paulistas e 1 Brasileirão. Dario Pereyra teve 11 anos de clube, de 1977 a 1988, 453 jogos, 2 Brasileirões e os mesmos 4 títulos estaduais, ao lado de Oscar, que disputou as Copas do Mundo de 82 e 86, convocado pelo manto tricolor.

4

Participaram juntos de duas gerações lendárias: a Máquina Tricolor do bi 80/81 e os Menudos do Morumbi, o time que encantou o Brasil, entre 1985 e 1987.

zaga oscar helio

Alicerces do super São Paulo dos anos 80, Oscar e Dario Pereyra, eternos para o Tricolor Paulista.

ZAGA OscareDario

Saudações Tricolores!

Crédito-Imagens: Revista Placar, Terceira Via, Terceiro Tempo, site oficial.

Siga-me no Twitter: @carlosport