Grandes ídolos do SPFC, por Carlos Port: Leonardo

n_sao_paulo_fc_ex_jogadores_do_sao_paulo-3603612

Olá nação tricolor!

Leonardo Nascimento de Araújo, o Leonardo, nasceu em 05 de setembro de 1969.

Foi um dos grandes laterais da era moderna do futebol brasileiro e de trajetória muito marcante no São Paulo.

m-minicraque-leonardo-so-paulo-campeo-mundial-93-14692-MLB4538275771_062013-O

Contratado junto ao Flamengo, Leo chegou ao Morumbi no segundo semestre de 1990, fazendo sua estreia no Brasileirão daquele ano. Era um período de reconstrução são-paulina, após um trágico Paulistão. O Tricolor se reergueu rapidamente, sob o comando de Telê Santana e foi vice-campeão, amadurecendo uma era que seria de glórias incomparáveis.

leospfc

1991. O ano que o São Paulo voltou a brilhar e Leonardo, encantar nos gramados. Ala inteligente, que fazia linha de fundo e também criava em diagonal como autêntico meia (seria no futuro), foi um dos protagonistas dos títulos paulista e brasileiro do Tricolor, naquele ano.

A classe despertou a cobiça do futebol europeu, Leo se transferiu na temporada seguinte para o futebol espanhol, porém, sua missão não estava cumprida no Morumbi.

1993-2

Voltaria em 1993, para uma função mais dinâmica e responsável, ajudar a conduzir o meio-campo tricolor ao lado de Toninho Cerezo, nas disputas internacionais pós-Libertadores, onde ainda estava no exterior. Leo não decepcionou, assumiu a responsabilidade, jogou muito e levantou as taças da Recopa, Supercopa e o gran finale, o bi Mundial interclubes do São Paulo, contra o Milan.

Cidadão do mundo, após a Copa do Mundo de 1994, Leonardo foi jogar no Japão, na França e na Itália, respectivamente.

1140472-9943-ga

Voltou ao São Paulo em breve passagem por 2001, em sua despedida do Tricolor, antes do retorno ao seu Flamengo de formação e mais uma passagem pelo Milan, antes de encerrar a carreira.

Saudações Tricolores!

Crédito-Imagens: Arquibancada Tricolor, Gazeta Press, Esporte Uol.

Siga-me no Twitter: @carlosport